Três medicamentos para intubação de pacientes se esgotam em DF

Outros quatro fármacos estão previstos para acabarem ainda esta semana

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 24 março - 14:56

Segundo dados disponibilizados nesta quarta-feira (24) do painel InfoSaúde-DF, três medicamentos essenciais para a intubação de pacientes contaminados pela covid-19 estão em falta no Distrito Federal. 

De acordo com o painel não há mais, vecurônio, propofol e cisatracúrio para os pacientes internados. Os três medicamentos atuam como anestésico e relaxantes musculares e são usados para o auxílio no processo de intubação. Outros quatro fármacos estão previstos para esgotarem em até 7 dias. 

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Segundo a Secretária do DF, os medicamentos que estão com o estoque baixo ou esgotados possuem processo de aquisição em andamento e “podem ser substituídos por outros fármacos” – mas não foram especificados quais.

SP tem remédios do kit de intubação para só mais uma semana

Na terça-feira (23), o consultor de assistência farmacêutica do Conselho de Secretarias de Saúde, afirmou em uma audiência na câmara que há problemas no fornecimento de medicamentos às redes de saúde do estado. 

Hoje no Distrito Federal, 402 pacientes esperam por um leito de terapia intensiva e a ocupação de leitos adultos é de 99,7%.

Kit intubação

Em vários estados brasileiros o chamado ‘kit intubação’ está em falta, nele estão inclusos os fármacos necessários para a anestesia do paciente. O Ministério da Saúde, se reuniu na segunda-feira (22) para encaminhar os pedidos dos kits de intubação necessários para tratamento nas UTIs Covid.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde cancelou compra de remédios para intubação em agosto de 2020

Associação Médica Brasileira diz que uso de remédios sem eficácia contra covid-19 devem ser banidos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você