Todos os estados brasileiros e o DF têm estoque crítico do “kit intubação”

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta esgotamento rápido dos medicamentos

Por: Maria de Toledo Leite | 30 março - 19:52

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal enfrentam em estado crítico de abastecimento dos medicamentos usados para a intubação de pacientes com Covid-19 em situação grave.

O coronel Luiz Otávio Franco Duarte, secretário de Atenção Especializada à Saúde, disse em audiência pública nesta terça-feira (30) que o desequilíbrio na quantidade do “kit intubação” foi muito rápido. O secretário também mencionou que o governo federal irá receber produtos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Pesquisa prevê falta de kit intubação em 1.316 cidades brasileiras

Três profissionais da saúde transportando maca com paciente de Covid-19

Foto: Marcelo Seabra/Ag.Pará

Além da ajuda da Opas, o governo está fazendo um acordo para receber doações da Espanha e de uma multinacional que tem sua sede no Brasil. Fora isso, também há uma tentativa de conversação com a União Europeia em busca de doações da nação. O secretário disse que o melhor dos casos é receber as ajudas ainda essa semana.

De acordo com o levantamento do ministério, todas as unidades federativas brasileiras têm estoque crítico de bloqueadores musculares e nova delas também têm um abastecimento insuficiente de analgésicos.

Mesmo com uma procura enorme por leitos de UTI, hospitais de pequeno e médio porte estão trabalhando em baixa capacidade, porque não têm medicamentos o suficiente para admitir mais pacientes, segundo um dos diretores da Federação Brasileira de Hospitais.

Até agora, só no estado de São Paulo são 1500 pessoas à espera de leitos de UTI.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

São Paulo registra novo recorde de mortes por covid em 24h

Hospitais privados alertam novamente sobre falta de kit intubação

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você