Testes identificam por qual variante paciente com Covid-19 foi infectado

Os exames podem identificar entre duas e cinco variantes encontradas no Brasil

Por: Maria de Toledo Leite | 26 abril - 16:25

Com a disseminação de novas variantes do vírus da Covid-19 no Brasil, um novo tipo de teste disponível no mercado poderá identificar por qual dessas cepas o paciente com a doença foi infectado.

No entanto, o exame não tem como objetivo diagnosticar a doença e, independente da cepa, especialistas orientam que o tratamento e monitoramento do paciente ainda são essenciais.

Foto: Reprodução/Pixabay

O infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, Dr. Celso Granato, explicou sobre a importância do teste para que os médicos entendam o quadro dos pacientes. “Se compararmos duas pessoas bem semelhantes, com a mes a faixa etária e sem comorbidades, por exemplo, aquela que foi contaminada pela variante tem chance de desenvolver um caso mais grave da Covid-19 do que a que foi contaminada pela cepa original”, o doutor ainda disse que os pacientes infectados por variantes tendem a passar mais tempo internados.

Granato afirmou que esse é um teste sofisticado e, para evitar que pessoas façam por curiosidade, o Fleury vai disponibilizá-los apenas para hospitais.

Como o exame funciona

Dependendo do laboratório, o teste pode identificar de duas a cinco variantes identificadas no Brasil. Se o paciente tiver sido infectado pela cepa original do vírus, o resultado do exame será negativo.

No momento, as variantes que circulam pelo país são a P.1, identificada em Manaus, a B.1.1.7, do Reino Unido, a B.1.351, sul africana e a P.2 e N.9, variantes brasileiras. As três primeiras variantes são as consideradas de preocupação, já que elas têm um alto índice de transmissão.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Carga viral de variante brasileira da covid pode ser 10 vezes maior que a de outras cepas

Letalidade aumentou com a difusão da variante brasileira, aponta estudo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você