Taxa de letalidade da covid-19 em crianças e adolescentes hospitalizados cai em 2021

O número de crianças e adolescentes mortos pela covid-19 em 2020 representou 0,62% do total de vítimas

Por: Bianca Antunes | 26 abril - 15:15

De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, considerando dados oficiais do Ministério da Saúde, a taxa de letalidade da covid-19 em crianças e adolescentes hospitalizados por síndrome respiratória aguda grave caiu de 8,2% para 5,8% entre 2020 e 2021.

Entretanto, esse percentual não representa a letalidade geral da doença, mas sim a proporção de vítimas entre os casos que chegam à internação por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) relacionada à covid-19, reforça o presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi.

Foto: Divulgação/Pixabay

Ele ainda disse que acredita que a redução da letalidade pode estar relacionada à melhora na qualidade do atendimento, decorrente de um conhecimento maior acumulado sobre a doença. Para o médico, apesar de o percentual de mortes de crianças e adolescentes ser baixo entre o total de vítimas, o número absoluto é dramático.

O número de crianças e adolescentes mortos pela covid-19 em 2020 representou 0,62% do total de vítimas. Já neste ano, a proporção foi de 0,39%. Em números absolutos, foram 1.203 crianças e adolescentes ano passado, e 121 neste ano.

“O que temos visto é que são os adultos que infectam as crianças, e não o contrário. Para proteger o seu filho, você tem que se proteger. Essa é a principal mensagem que a gente deixa aqui. Que os adultos estejam atentos ao seu dia a dia, para que tenham a clareza de que é importante obedecer as medidas de uso de máscara e evitar aglomerações para protegê-los e proteger os seus filhos”, afirmou o médico, destacando que o cuidado dos adultos também protege as crianças.

LEIA TAMBÉM:

União Europeia entra com ação judicial contra AstraZeneca por atraso em entrega de vacinas

Com pandemia sob controle, Nova Zelândia realiza 1º show com público

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você