SP tem remédios do kit de intubação para só mais uma semana

Ministério da Saúde disse que o envio dos produtos começou nesta terça-feira (23)

Por: Maria de Toledo Leite | 23 março - 19:52

O estado de São Paulo, que vem batendo recordes de número de mortes, só tem estoque dos remédios necessários para intubação de pacientes com Covid-19 para uma semana.

A Secretária Estadual da Saúde atribuiu esse problema à falta de envio dos remédios pelo governo federal. Os medicamentos principais para a intubação são os neurobloqueadores, usados para relaxar a musculatura, caixa toráxica e ajudar o paciente a continuar com uma ventilação mecânica. A Secretaria da Saúde começou a racionar o uso dos remédios por causa do baixo estoque.

pacientes em leitos de UTI

Foto: Alex Ribeiro

O Ministério da Saúde lançou nota dizendo que a entrega, para todo o Brasil, de mais de 1,4 milhão de medicamentos de intubação começou nesta terça-feira (23).

São Paulo

No estado, o número de internados com Covid-19 subiu 113% em um mês. Nesta segunda-feira (22), a ocupação média de leitos de UTI ultrapassou 90%. O recorde antrior era de 77,2%, registrado no final de maio de 2020. Essa piora já pôde ser vista no começo de março, tanto em relação as mortes quanto a ocupação de leitos de UTI e a falta dos “kit intubação”.

Além disso, grande quantidade de pessoas espera por vagas em hospitais, e muitas acabam não sobrevivendo. Até segunda (22) eram 135 vidas perdidas durante a espera por um leito de UTI.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

São Paulo tem 54 cidades com estoque crítico de oxigênio

TCU recebe pedido para investigar governo federal sobre o cancelamento de compras de ‘Kit intubação’ em 2020

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você