Servidores do Ministério da Saúde vacinam garimpeiros em troca de quantidades de ouro, diz líder Yanomami

Os desvios aconteceram nas regiões Humuxi e Uxiu, pelo o que dizem as lideranças

Por: Maria de Toledo Leite | 13 abril - 17:15

A Hutukura Associação Yanomami (da Terra Indígena Yanomami) relata a existência de suspeita sobre servidores públicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde, têm trocado vacinação em garimpeiros por quatias de ouro extraído ilegalmente.

Nesta terça-feira (13) foi divulgado um documento, assinado pelo vice-presidente da associação, Dário Kopenawa, no qual são mencionados ao menos dois responsáveis pelo esquema.

Foto: Bruno Cecim/Ag.Par

Em um documento enviado no último dia 8 ao Ministério Público Federal (MPF) e à Sesai, Kopenawa afirma que uma técnica de enfermagem, que atuava em Humuxi, trocava vacinas com os invasores da terra indígena pelo ouro. Além disso, ela desviou gasolina e um gerador de energia do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) para os garimpeiros também em troca de ouro.

Outra profissional, na região de Uxiu, é suspeita de desviar medicamentos destinados aos indígenas para tratar garimpeiros no meio da noite. Segundo Kopenawa, uma lideranã indígena fez a denúncia.

No entanto, o MPF e o Ministério da Saúde ainda não se pronunciaram sobre os relatos.

A Terra Yanomami é a maior reserva indígena do Brasil e fica entre Roraima e Amazonas, ocupando também uma parte da fronteira com a Venezuela. São cerca de 360 aldeia e mais de 26,7 mil índios. Fora isso, cerca de 20 mil garimpeiros trabalham no território ilegalmente.

No documento, a associação Hutukura questiona, principalmente, a fiscalização e controle dessas terras ministradas pela Sesai e o que a Secretaria tem feito para impedir que situações como as que aconteceram voltem a ocorrer dentro da Terra Yanomami.

Os casos de Covid entre indígenas que habitam essa região se mostram cada vez mais graves.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Festa com 50 pessoas em iate no Amazonas é flagrada pela polícia

Índios do Xingu deixam de receber 320 doses de vacina por descuido na temperatura

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você