Senado aprova apelo internacional em busca de vacinas contra Covid-19

Texto deve ser enviado para entidades como a OMS, e G20

Por: Maria de Toledo Leite | 23 março - 19:32

Nesta terça-feira (23), o Senado aprovou um movimento de apelo internacional para que o Brasil consiga mais vacinas contra a Covid-19. A autora do requerimento, Kátia Abreu (PP-TO), pediu que o documento fosse enviado à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, o texto deve ser enviado aos países do G20, laboratórios que produzem vacinas, parlamentos de países que têm relações diplomáticas com o Brasil e para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Doses de vacina contra o coronavírus chegando em avião

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“O Brasil tem de levar isso a sério” diz diretor-geral da OMS sobre a pandemia

Dentre as sugestões presentes no texto estão o pedido de auxílio internacional por um acordo de cooperação entre os países para a compra de mais vacinas, a discussão com países do G20 e pedido de empréstimos para a viabilizar a aquisição dos imunizantes e a aproximação com a OMS, pedindo maior disponibilidade de vacinas do consórcio internacional Covax Facility.

Brasil

No último dia 12, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse que o Brasil passa por uma situação preocupante em relação ao número de casos e mortes. Desde a fala de Adhanom, o país tem sido apontado na imprensa internacional como o epicentro da pandemia de Covid no mundo.

O ritmo da vacinação no Brasil ainda é muito lento e a quantidade de doses das vacinas é baixíssima. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, até esta segunda (22), 5,8% da população brasileira foi vacinada contra a Covid. Enquanto isso, são registradas cada dia mais mortes causadas pelo vírus.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Número de doses de vacina contra o coronavírus previstas para abril é reduzido pelo Ministério da Saúde

Consórcio de municípios que compra vacinas da Covid quer de ajuda internacional

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você