São Paulo estuda suspender velórios e realizar enterros em dois cemitérios

Segundo o secretário das Subprefeituras, a medida será tomada caso o número de sepultamentos por dia chegue a 500

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 05 abril - 16:56

Segundo declarações feitas nesta segunda-feira (5) pelo secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, em entrevista à rádio CBN, a Prefeitura de SP está estudando suspender os velórios da cidade e concentrar os sepultamentos em dois cemitérios. 

Modonezi afirmou que: “Caso a gente tenha um crescimento muito grande, vamos fechar praticamente todos os cemitérios e trabalhar com dois – o Formosa 1 e 2, e o São Luís. Isso já foi feito em outras crises sanitárias do país pela logística.” 

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Segundo o secretário, esse plano será executado caso o número de óbitos continue alto e ultrapasse a marca de 500 sepultamentos por dia na cidade. No dia 30 de março, o maior cemitério de São Paulo teve que ser fechado temporariamente por falta de vagas e no dia 23 a capital registrou recorde no número de enterros, foram mais de 370 em 24 horas.  

“A cidade é muito grande, e, se concentrar o esforço dos sepultadores, da mão de obra e das agências em dois lugares, conseguimos atender a demanda, que está fora da normalidade. Esse seria um caso extremo, esperamos que não aconteça, mas monitoramos a situação diariamente.” disse à rádio CBN. 

Contratação de veículos particulares para transporte de corpos e superlotação de crematório

No dia 30 de março, 50 veículos particulares, como vans, minivans e peruas começaram a realizar o transporte dos corpos de vítimas do novo coronavírus. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo, decorrente do alto número de sepultamentos na capital. 

Além disso, o crematório da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo, possuía fila de familiares para cremar os corpos das vítimas. A unidade precisou receber contêineres para refrigerar os corpos que aguardam a cremação.

LEIA MAIS

Gilmar Mendes mantém proibição de missas e cultos em São Paulo

Vacinação dos 68 anos é ampliada em São Paulo; veja os locais

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você