RJ deixa de entregar 53% dos novos leitos que poderiam zerar filas de espera

Foram 504 leitos hospitalares, que poderiam zerar a fila do SUS

Por: Aline Bueno Silvestre | 13 abril - 23:36

Durante evento no dia 25 de março, o Governo do Estado do Rio de Janeiro deixou de entregar 53,6% dos leitos. O número era de 504, e deveria zerar as filas do SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio de Janeiro.

A fila de leitos de UTI e enfermaria hoje somam 399 pessoas na espera. Segundo Cláudio Castro (PSC), governador do estado, seriam 940 leitos para pacientes de Covid-19.

Rj deixa de entregar 53% de leitos prometidos

Foto: Reprodução/Pixabay

Desses, 560 seriam para hospitais federais, 200 estaduais e outros 180 em hospitais particulares. Porém, o prazo estimado por Castro finalizou no dia 3 de março.

O secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves, disse que os leitos que não foram disponibilizados são de responsabilidade do Governo Federal. “Esses eram os leitos que diziam que iam abrir. Que não foram abertos. Que não foram cedidos. Tá aqui, 248”, disse.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, dos 560 anunciados pelo governador, só 156 foram liberados pelo Governo Federal.

Na cidade, seis regiões estão com risco muito alto pra Covid-19. Apesar disso, no dia 9 de abril, a cidade flexibilizou medidas de restrição. Leia a matéria completa.

*Com informações do G1.

LEIA MAIS:

Com a vacinação, cai número de internações e mortes de idosos no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: pessoas com deficiência poderão se vacinar a partir do dia 26 de abril

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você