Rio: Fiocruz emite nota recomendando a prorrogação de medidas restritivas na cidade

De acordo com a análise, as restrições reduziram a circulação de pessoas, mas ainda é cedo para qualquer flexibilização

Por: Caroline Ripani | 08 abril - 17:01

Nesta quinta-feira (8), pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), emitiram uma nota recomendando a prorrogação das medidas restritivas no município do Rio de Janeiro. As restrições estão previstas para terminarem amanhã (9).

De acordo com a análise – que avalia uma série de indicadores sobre a pandemia e o distanciamento social entre 26 de março e 2 de abril – as medidas reduziram a circulação de pessoas, mas ainda é cedo para qualquer flexibilização.

Comércio fechado no Rio

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A pesquisa, feita com dados do Google Mobility Report, levou em consideração a movimentação das pessoas na semana alisada, em comparação com meses anteriores à pandemia. Foi registrado que em fevereiro de 2021, a permanência em domicílio era maior que nos dois primeiros meses de 2020 e, com as medidas restritivas adotadas no final de março, o patamar subiu para 20%.

Segundo os pesquisadores, entretanto, é necessário intensificar ainda mais a fiscalização em áreas de lazer, praias, farmácias, mercearias e supermercados. A nota destaca também a importância de cidades da região metropolitana do Rio adotarem as mesmas medidas que a capital, já que há uma circulação intensa de pessoas entre esses municípios.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Com a vacinação, cai número de internações e mortes de idosos no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: pessoas com deficiência poderão se vacinar a partir do dia 26 de abril

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você