Rio de Janeiro prevê que todos idosos com 60 anos ou mais receberão 1ª dose esta semana

Com avanço da vacinação em idosos, casos de Covid-19 em asilos cai 80%

Por: Sophia Bernardes | 19 abril - 13:24

A expectativa da prefeitura do Rio de Janeiro, é vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais, com pelo menos a primeira dose do imunizante, até o próximo sábado (24).

O plano de vacinação dessa semana é, nesta segunda-feira (19), a imunização é destinada às mulheres de 61 anos; na terça-feira (20), homens de 61 anos serão imunizados; e na quarta-feira (21), tanto homens quanto mulheres dessa faixa etária podem buscar os postos de saúde.

Aplicação da vacina contra Covid-19 no Rio; cidade quer vacinar todos com mais de 60 anos esta semana Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na quinta (22), é a vez das mulheres de 60 anos e, na sexta (23), homens de 60 anos. Finalizando a imunização no público idoso no sábado, haverá uma segunda chance para todas as pessoas com 60 anos ou mais que ainda não receberam a dose.

De acordo com o painel Rio Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.006.027 idosos já tomaram a primeira dose do imunizante – corresponde a 83,7% – a segunda dose foram 223.271. A imunização nos idosos foi considerada pela Secretaria Municipal de Saúde como prioridade, como maneira de diminuir a mortalidade e internação na faixa etária mais vulnerável à infecção pela Covid.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, que está se recuperando da doença, comemorou o dado em suas redes sociais.

 

Já o secretário municipal da saúde, Daniel Soranz, pontuou: “vamos fechar todos os idosos esta semana! Uma das primeiras capitais a vacinar o grupo de idosos, a população mais vulnerável nesta pandemia!”.

Os índices de casos registrados no asilos, com 80% de queda já é reflexo da imunização – em março, apenas oito pessoas testaram positivo para o vírus, já em janeiro deste ano, foram 41 casos registrados.

A população com mais de 60 anos no estado, oram as primeiras que receberam as doses junto com profissionais de saúde da linha de frente, elencadas como prioridade na campanha nacional de vacinação.

Outros grupos prioritários

O Rio de Janeiro integra 1,2 milhão de imunizados contra a Covid-19, cerca de 18% da população.

Os profissionais de saúde entre 45 e 49 anos serão imunizados esta semana no estado, a campanha é prometida aos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. Até o momento, desse grupo foram 205.375 imunizados com a primeira dose e 96.270 com a segunda dose.

Neste sábado (17), começou a vacinação nos profissionais de educação,  servidores públicos da educação básica com 55 anos ou mais, de acordo com os registros da prefeitura foram 4.429 pessoas vacinadas. No sábado (24) seguinte, a campanha passa à faixa etária de 50 anos ou mais.

O dia 26 de abril está reservado para o início da vacinação das pessoas com comorbidade, deficiência permanente e serviços de limpeza, junto com a continuidade da campanha aos profissionais da educação, policiais, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Butantan entrega 700 mil doses de vacinas contra covid ao Ministério da Saúde

De acordo com a OMS, Opas vai comprar medicamentos de ‘kit intubação’ para o Brasil

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você