Rio de Janeiro inicia vacinação contra covid-19 em gestantes com comorbidades

Prefeitura anunciou que grupo receberá imunizante contra coronavírus a partir de hoje (20)

Por: Murilo Amaral Feijó | 20 abril - 19:28

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (20) que gestantes com comorbidades já estão aptas para receber a vacina contra a covid-19, na cidade.

Para receber a dose, qualquer gestante maior de 18 anos e com comorbidades preexistentes deve ir a qualquer posto de vacinação da cidade e apresentar laudo com indicação médica.

Morte de grávidas por Covid-19 mais que dobra, segundo pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

O anúncio feito pela Secretaria Municipal de Saúde recomenda a vacinação de gestantes com comorbidades e indica que a imunização de gestantes sem comorbidades será realizada após avaliação de riscos e benefícios.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 já prevê a vacinação lactantes e pessoas que tiveram um bebê recentemente como grupos prioritários.

Por mais que testes não tenham sido realizados em gestantes, “o risco do coronavírus para as mulheres grávidas é muito grande”, afirmou a ginecologista Cecilia Roteli Martins. Para ela, “o perigo de um possível efeito colateral da imunização é menor do que uma possível contaminação da doença”.

Pessoas com mais de 61 anos e profissionais da saúde de 48 anos ou mais também já devem ser imunizados contra o coronavírus. Profissionais da educação continuam fora dos grupos prioritários na cidade.

A lista de comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a covid-19, divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, pode ser acessada aqui.

*Com informações da CNN Brasil

LEIA MAIS NOTÍCIAS

São Paulo tem 2 mil pacientes a menos internados na UTI de Covid em 19 dias

Anvisa pede que Supremo suspenda prazo para decidir sobre importação da vacina Sputnik V

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você