Profissionais da educação começam a ser vacinados contra Covid-19 hoje em SP

Fase é considerada importante para a possível retomada das aulas presenciais, prevista para dia 14

Por: Leonardo Fernandes | 10 abril - 07:11

Neste sábado (10), começa a vacinação contra a covid-19, para professores e profissionais da educação no estado de São Paulo. Os servidores com mais de 47 anos que fizeram cadastro no site do Vacina Já, e receberam a confirmação do sistema com o código no e-mail, poderão ser vacinados a partir de hoje. Esta fase da imunização é considerada importante pela administração da Saúde estadual, para o possível retorno das aulas presenciais no dia 14 de abril.

De início, em torno de 350 mil profissionais serão vacinados nesta faixa etária dos 47 anos, atuantes desde creches até o ensino médio. A vacinação engloba as redes estadual, federal, municipal e privada. De acordo com o governo de SP, mais de 465 mil pessoas já haviam se cadastrado, e 163 mil receberam o e-mail paraa vacinação a partir deste sábado. Escolas, drive-thrus e UBSs serão postos de imunização desta fase.

Flexibilizações de decretos restritivos foram antecipados em cidades da Grande SP

Sala de aula vazia.

Profissionais da educação com 47 anos ou mais são o foco desta fase de vacinação; abertura das escolas acontecerá na semana que vem. Foto: Divulgação/Pixabay

A validação  da inscrição é feita por secretários e diretores das escolas que os profissionais estão contratados. Para se inscrever, o servidor deve cadastrar seu CPF, nome completo e endereço de e-mail. Assim, a pessoa receberá um link no próprio e-mail que deve ser validado.

Assim, haverá confirmação dos dados pessoais, e da escola que o profissional está ligado. Depois de todos estes processos, e validação do cadastro por parte da direção da instituição de ensino que trabalha, o servidor receberá o comprovante “Vacina Já Educação” com um QR Code. Com o código, ele poderá ir a uma unidade de saúde para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Profissionais que podem receber nesta fase, com idade entre 47 anos ou mais:

  • Professores da Educação Básica;
  • Merendeiras;
  • Auxiliares de serviços e faxineiros;
  • Secretários;
  • Diretores e vice-diretores;
  • Professores coordenadores pedagógicos;
  • Cuidadores

Como dito, as aulas presenciais nas escolas estaduais devem voltar na próxima quarta, dia 14, mas o governo informou que a frequência presencial ainda não é obrigatória por enquanto. Na segunda (12) e terça-feira (13), as famílias e membros da comunidade escolar receberão orientações sobre a retomada.

Atualmente, o estado de São Paulo está no fim da fase emergencial, que será encerrada no domingo (11). A partir de segunda-feira, a região retorna para a fase vermelha, que permite a abertura de escolas e alguns tipos de lojas. A educação agora está inserida como serviço essencial.

*Com informações do G1

Leia mais notícias:

Veja o que muda no avanço para a fase vermelha em São Paulo

Em SP, vacinação de pessoas com 65 e 66 anos será feito com vacina de Oxford

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você