Prefeitos demandam de João Dória ações para conter pandemia

Maiores restrições e a disponibilidade de novos leitos de UTI foram temas discutidos em reunião

Por: Leonardo Fernandes | 22 março - 07:13

Prefeitos de várias cidades do interior de São Paulo realizaram uma reunião no último domingo (21), para pedir ao governador João Dória novas medidas de combate à pandemia de Covid-19 no estado. Em torno de 440 representantes municipais e estaduais participaram do encontro em formato virtual, organizado pelo secretário Marco Vinholi, da pasta de Desenvolvimento Regional.

O esgotamento de vagas de UTI foi tema recorrente na reunião, e alguns prefeitos citaram também a restrição do transporte público nas cidades para barrar as aglomerações. Além do mais, foram feitas críticas ao adiantamento de feriados da capital, que poderia ter colaborado para o maior fluxo de pessoas nas cidades do interior.

João Dória com microfone durante coletiva de imprensa

João Doria durante coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes. Governador foi cobrado para tomar atitudes mais assertivas contra pandemia. Foto: Governo de SP / Divulgação

A antecipação de cinco feriados da cidade de São Paulo foi anunciada pelo prefeito Bruno Covas, no último dia 18. Para os demais representantes municipais, como dito pelo prefeito Jesus Chedid de Bragança Paulista, Covas estaria “tirando da capital para fazer morrer no interior”.

Nas palavras do prefeito José de Filippi Jr., de Diadema, o “estado está em guerra” e precisa ser fechado. Apesar de São Paulo estar com a zona estadual sob maiores medidas de restrição desde o dia 15, alguns prefeitos querem que até mesmo supermercados sejam fechados desta fez.

Em resposta geral às reuniões e demandas feitas, o governo de SP divulgou uma nota informando que há “disponibilidade para o diálogo permanente e apoio aos prefeitos dos 645 municípios”, e que os prefeitos podem adotar medidas mais restritivas em suas respectivas cidades, caso seja necessário fazê-lo.

Leia mais notícias:

Em São Paulo, 11% da população foi vacinada contra Covid-19

“Situação é desesperadora, não venham para Baixada Santista”, diz prefeito

Confira os últimos acontecimentos no estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você