Pesquisadores da Fiocruz alertam que pandemia deve piorar e recomendam lockdown nacional

A Fundação afirma que medidas mais rígidas evitarão que abril seja pior que março

Por: Murilo Amaral Feijó | 06 abril - 18:38

Nesta terça-feira (6), em entrevista à CNN Brasil, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmaram que apenas medidas mais rígidas, como o lockdown nacional, evitariam o avanço da covid-19 no Brasil.

Os especialistas também apontaram que a pandemia pode piorar em abril, em comparação com março, o mês mais letal, desde o início da pandemia, com 66.868 mortes por covid-19.

Castelo Mourisco da Fiocruz

Foto: Reprodução/Instagram

“Só com uma restrição total na circulação das pessoas é que vamos conseguir interromper totalmente as infecções”, afirma Margareth Dalcolmo, pesquisadora e pneumologista da Fiocruz. Ela acredita que, em abril, o Brasil chegue a novos recordes de mortes e casos de covid-19.

Fiocruz publicou cerca de 20 alertas sobre colapso do SUS, desde o início da pandemia

Bianca Leandro, sanitarista e pesquisadora da Fiocruz, relacionou o atual momento crítico com os problemas socioeconômicos causados pela pandemia: “Vem acompanhado de outras condições, como o aumento da fome e a dificuldade de acesso à renda”.

Na última segunda-feira (5), o Brasil ultrapassou 13 milhões de casos confirmados de covid-19, sendo o segundo país a atingir a marca, atrás apenas dos Estados Unidos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Vacinação de profissionais da educação é suspendida no RJ

Covid-19: Qual máscara usar?

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você