Oxford/AstraZeneca: Anvisa pede que casos de coágulos sejam incluídos na bula da vacina

O pedido ocorre após a Agência Europeia de Medicamentos confirmar um possível vínculo entre o imunizante e o surgimento de efeitos adversos

Por: Caroline Ripani | 08 abril - 14:57

Na última quarta-feira (7), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pediu que possíveis efeitos adversos, como a formação de coágulos, sejam incluídos na bula da vacina Oxford/AstraZeneca.

Segundo comunicado emitido pela Agência “trata-se de casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos associados à trombocitopenia – diminuição do número de plaquetas (fragmentos de células que ajudam a coagular o sangue) – e, em alguns, sangramentos que podem estar associados ao uso da vacina”.

Frascos contendo vacina Oxford/AstraZeneca

Foto: Reprodução/Dado Ruvic/Reuters

A Anvisa, entretanto, mantém a recomendação de uso do imunizante, já que “até o momento, os benefícios da vacina superam os riscos”.

O pedido ocorre uma vez que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), confirmou na última terça-feira (6) um possível vínculo entre a vacina e o surgimento de coágulos sanguíneos.

Segundo registros do VigiMed – sistema utilizado para a notificação de reações adversas relacionadas ao uso de vacinas e medicamentos – no Brasil foram registrados 47 casos suspeitos de reações associadas à trombose por pessoas que tomaram o imunizante. Contudo, ainda não foi possível estabelecer uma relação direta entre os tais casos e a vacina.

Apesar da formação de coágulos ser rara, a Anvisa alerta que o cidadão deve se atentar ao aparecimento de outros sintomas, como falta de ar, dor no peito e inchaço na perna. “Reforça-se que a maioria dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso da vacina são de natureza leve e transitória, não permanecendo mais do que poucos dias”, explicou a Agência.

*Com informações da Agência Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Oxford suspende teste com vacina da AstraZeneca em crianças

OMS vê relação ‘plausível’ entre a vacina Oxford/AstraZeneca e coágulos sanguíneos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você