Opas diz que covid-19 se espalha perigosamente pelo Brasil e pede cuidado

A organização ainda se comprometeu a ajudar o país com medicamentos para intubação

Por: Bianca Antunes | 23 março - 14:02

A diretora regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas (Opas) alertou que o coronavírus continua a se espalhar “perigosamente” em todo o Brasil e pediu para que todos os brasileiros que adotem medidas preventivas para conter a propagação crítica.

“O vírus da Covid-19 não está recuando, nem a pandemia está começando a ir embora”, disse Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em nota.

Foto: Reprodução/iStock

A preocupação da Opas é que a situação da pandemia no Brasil condene os demais países da América do Sul. “Infelizmente, a terrível situação no Brasil também está afetando os países vizinhos”, disse Etienne.

A diretora ainda disse que os casos aumentaram nos Estados de Bolívar e Amazonas, na Venezuela, e nas regiões fronteiriças do Peru e da Bolívia. “As vacinas estão chegando, mas elas ainda estão meses distante para a maioria das pessoas na nossa região”.

Ajuda com medicação

A Opas vai ajudar o Brasil a comprar sedativos e outras drogas que estão em falta para intubar pacientes no país, disse a entidade nesta segunda-feira (22).

“Sabendo da dificuldade do país, nós já estamos procurando fornecimento alternativo com produtores internacionais”, disse Jarbas Barbosa, diretor-assistente da entidade.

Entre os remédios, estão o midazolam, o propofol e o fentanil, que são usados para sedar os pacientes.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você