OMS pede que Brasil apoie suspensão de patentes de vacinas

O assunto foi discutido em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Por: Aline Bueno Silvestre | 04 abril - 21:06

Em reunião bilateral neste sábado (03) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Gebreyesus, pediu ao Brasil que apoie a suspensão de patentes de vacinas contra a Covid-19.

Segundo a OMS, a defesa é de que os países não tenham a patente das vacinas contra a doença. Para eles, a medida deve valer até a crise da pandemia de Covid-19 melhorar.

OMS pede que Brasil apoie suspensão de patentes de vacinas da Covid-19

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a patente é “um título que confere ao seu detentor o direito de uso exclusivo de uma invenção por prazo determinado. Em troca desse monopólio, a invenção deve ser divulgada para a sociedade com o objetivo de promover o desenvolvimento. Após o término desse prazo, a patente cai em domínio público, ou seja, pode ser usada por todos.”.

Tedros ainda sugeriu reuniões mais frequentes com o ministro da Saúde, para ajudar a frear o avanço da Covid-19 no Brasil. O país é responsável por um terço das mortes diárias pela doença no mundo.

*Com informações do Portal UOL, colunista Jamil Chade.

“O Brasil tem de levar isso a sério” diz diretor-geral da OMS sobre a pandemia

A vacinação no Brasil

De acordo com Marcelo Queiroga, o Brasil tem 30 milhões de doses de vacina asseguradas para o mês de abril. Além disso, ele afirma que após a produção nacional, o país vai vacinar mais de 2 milhões de pessoas por dia. Confira o cronograma completo de entrega de vacinas.

A Fiocruz promete a produção de 1,2 milhão de vacinas por dia. Apesar disso, a epidemiologista Carla Domingues, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização, disse que não vai ser possível acelerar a vacinação em abril. 

A pandemia avança e o Brasil atinge 330 mil mortos, com a média móvel em 2,8 mil. Um estudo diz que o Brasil terá quase 100 mil óbitos por Covid-19 em abril. Leia a matéria completa.

LEIA MAIS:

EUA aplicaram 165 milhões de doses da vacina contra covid-19

Após erro na produção de vacinas, Estados Unidos ordena que Johnson gerencie fábrica

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você