OMS não apoia a adoção de passaporte de vacinação contra Covid-19

Em razão à incerteza sobre a proteção das vacinas em relação a transmissão do vírus e por preocupações relacionadas à desigualdade no acesso aos imunizantes

Por: Sophia Bernardes | 06 abril - 12:32

A Organização Mundial da Saúde demonstrou reprovação à exigência de passaportes de vacinação para entrada ou saída de países, em razão à incerteza sobre a proteção das vacinas em relação a transmissão do vírus, e por preocupações relacionadas à desigualdade no acesso aos imunizantes, de acordo com a porta voz da organização.

A porta voz Margaret Harris, “Nós, como a OMS, dizemos que, neste estágio, não gostaríamos de ver o passaporte de vacinação como um requisito para a entrada ou saída porque não temos certeza de que a vacina previne a transmissão”, e completa, “Existem todas essas outras questões, além da questão da discriminação contra as pessoas que não podem receber a vacina por uma razão ou outra”.

Vacina contra a Covid-19

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Margaret também informou que a OMS aguarda a análise da listagem para uso emergencial das vacinas contra Covid-19 dos laboratórios chineses Sinopharm e Sinovac por volta do final de abril.

O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, solicitou aos países com insumos de vacinas para doar 10 milhões de doses com urgência para o consórcio Covax, que administra a aliança de vacinas Gavi.

O programa de compartilhamento de imunizantes está com falta de suprimentos após as restrições de exportação da Índia da vacina da AstraZeneca produzidas pelo Instituto Serum.

Margaret Harris finaliza dizendo que não tinha nenhuma atualização sobre essa questão: “Ainda estamos muito procurando por mais vacinas”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Moradores do Reino Unido farão dois testes de Covid-19 por semana, diz primeiro-ministro

Manaus inicia vacinação de adultos entre 45 e 49 anos com doenças com comorbidades

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você