OMS diz que Brasil está em ‘situação crítica’ da pandemia

A organização demonstrou preocupação com a situação no país

Por: Bianca Antunes | 01 abril - 17:40

A epidemiologista Maria van Kerkhove, da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que o Brasil está em situação crítica e os hospitais estão sobrecarregados com a pandemia de covid-19.

“De fato, há uma situação muito séria acontecendo no Brasil agora, onde temos vários Estados em situação crítica”, disse Van Kerkhove. Ela ainda acrescentou que muitos hospitais já estão com lotação superior a 90% nas unidades de terapia intensiva.

Foto: Reprodução/OMS

De acordo com ela, com variante brasileira P.1 (identificada pela primeira vez no estado do Amazonas), que é mais transmissível, o sistema de saúde sobrecarregado pode ficar ainda mais comprometido. “Os desafios são diversos. Em termos de transmissibilidade, com a variante P.1 que foi detectada e está circulando no país, se você tem um vírus mais transmissível, você tem mais casos, e isso pode sobrecarregar o sistema de saúde que já está sobrecarregado”, afirmou.

Ela ainda reforçou que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) está trabalhando junto com os estados e o país para se prover insumos como oxigênio e todo o suporte necessário.

LEIA MAIS:

OMS considera ‘inaceitável’ a lentidão na vacinação contra Covid-19 na Europa

OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacina para o programa Covax

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você