O presidente do Senado pede à ONU antecipação de vacinas e diz que o Brasil vive situação “dramática”

Antes disso, o Senado já havia aprovado moção à "apelo" internacional por vacinas

Por: Maria de Toledo Leite | 01 abril - 20:49

Rodrigo Pacheco, o presidente do Senado, enviou um documento para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmando que o Brasil vive uma situação “dramática”. Pacheco também pediu que a ONU antecipasse as entregas de vacinas por meio da Covax Facility.

No texto, o presidente aponta dados confirmados pela OMS sobre o Brasil ser o novo centro da pandemia da Covid-19, com mais de 12 milhões de casos da doença e 300 mil vidas perdidas para ela. Antes do envio do documento, o Senado havia aprovado que ocorresse um apelo internacional em busca de auxílio de outras nações para adquirir mais doses de vacina.

ONU busca auxiliar Brasil para antecipar chegada de vacinas contra a covid-19

Caixas de dose de vacina empilhadas

Foto: Aluisio Moreira/SEI

Com hospitais lotados em todo o país, pessoas morrendo enquanto esperam por leitos de UTI e falta de insumos essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave, Pacheco também alegou que o Brasil está “no limite de suas capacidades”.

No fim do documento, o presidente chegou a falar que está aberto à sugestões sobre outros tipos de medidas para o controle da pandemia no país.

Balanço da vacinação

Nesta quarta-feira, os dados coletados pelo consórcio de veículos de imprensa apontavam que pelo menos uma dose de vacina contra a doença já foi aplicada em 17.620.872 pessoas, representando 8,32% da população brasileira.

Além disso, a segunda dose das vacinas foi aplicada em pouco mais de 5 milhões de brasileiros, referente à 2,40% da população do país.

O total de doses aplicadas em todo o Brasil é de 22.717.483.

Covax Facility

A Covax Facility é iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi) e da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Pacheco diz a prefeitos que vai articular antecipação de vacinas pela iniciativa privada

Vacinação por drive-thru volta para pessoas com 68 anos em SP nesta sexta-feira

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você