Mundo supera 130 milhões de casos de covid-19; curva de contágio segue alta

Os óbitos no mundo por Covid-19 somam 2,84 milhões, das quais 71 mil ocorreram na semana passada

Por: Sophia Bernardes | 05 abril - 15:56

Nesta segunda-feira (5), os casos globais de Covid-19 ultrapassaram a barreira de 130 milhões, e nos últimos sete dias ocorreram mais de quatro milhões de infecções, algo que em não ocorria desde janeiro, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os óbitos no mundo por Covid-19 somam 2,84 milhões, das quais 71 mil ocorreram na semana passada, a terceira consecutiva com aumento de vítimas.

Médicos analisando radiografia

Foto: Agência Brasil

É muito preocupante o rumo que isso está tomando, visto que teme-se que os números aumentem ainda mais nos próximos dias, como consequência do feriado da Semana Santa, dado que durante esses dias, as viagens e reuniões familiares aumentaram em muitos países.

Na Ásia e no Oriente Médio o aumento dos casos é mais evidente, enquanto na Europa e América, os continentes que mais sofreram com a pandemia, os números são um pouco mais estáveis, exceto no Brasil que segue aumentando os números de casos, óbitos e internações.

O caso da Índia é particularmente preocupante, onde o número de novos casos está aumentando exponencialmente e hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia, foi ultrapassada a barreira de 100 mil novos positivos por dia. De acordo com o Ministério da Saúde indiano, o país registrou 103.558 casos nas últimas 24 horas, elevando o número absoluto de infecções para 12,5 milhões.

Os casos diários também não estão reduzindo em países como França, que ultrapassou a Rússia em número de infecções e já é o quarto mais afetado pela pandemia, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia.

Do lado positivo, países onde a campanha de vacinação avança rapidamente, como os Estados Unidos e Reino Unido, têm conseguido que sua curva de novos casos não aumente neste momento de expansão do vírus em outras latitudes.

Cerca de 650 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas no mundo, sendo os Estados Unidos quem mais vacinou, 160 milhões, seguidos da China, com 130 milhões, enquanto a União Europeia está perto de 80 milhões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Cientistas estudam tempo de proteção das vacinas

Reinfecção por Covid-19 pode ser mais agressiva mesmo sem variantes, diz estudo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você