Mortes por espera de UTIs Covid em São Paulo somam mais de 490

Número de óbitos no mês de março equivale a 3,2% do total de mortes pela doença neste período

Por: Leonardo Fernandes | 01 abril - 07:41

Março foi marcado por números expressivos na letalidade do Covid-19. Segundo levantamento de dados feito pelo G1, pelo menos 496 pessoas com coronavírus ou com suspeita da doença morreram à espera de UTIs no último mês, no estado de São Paulo. Isto representa 3,2% de todas as 15.159 mortes em março; considerado o pior mês de toda a pandemia no Brasil.

Na região estadual, a cidade que registrou mais óbitos pela falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva foi Sumaré, com 81 mortes. Logo atrás, vem Franco da Rocha na região da capital, com 48 perdas, e então Bauru com 47 mortes.

Pacientes em UTI

Março terminou sendo considerado o pior mês de toda a pandemia, e número de pedidos para transferência de UTIs Covid já ultrapassou 100%. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A ocupação das UTIs continua alta em todo estado no geral, com 89,9% da capacidade lotada tanto na rede pública de hospitais quanto na particular. Em relação à cidade de São Paulo, este número é de 88,5%, e há mais de 31 pessoas internadas até o momento.

Além do mais, a quantidade de pedidos de transferência de casos da Covid para UTIs cresceu muito. O Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) teve a demanda aumentada em 117%, em comparação com a pior época da pandemia nacionalmente, que foi em junho de 2020. Estes pedidos já são, em média, 1,5 mil por dia.

Na terça (30) a cidade de São Paulo atingiu o número de 419 enterros em 24h. No estado como um todo, 120 cidades enfrentam a falta de cilindros de oxigênio para as UTIs,

*Com informações do G1

Leia mais notícias:

No pior mês da pandemia, último dia de março registra novo recorde de 3.950 mortes em 24h

Ao menos uma dose de vacina foi aplicada em quase 17,6 milhões de brasileiros

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você