Ministério Público de SP denuncia diretor de hospital por falta de equipamentos de proteção

Justiça aceitou denúncia por descumprimento de normas sanitárias contra a covid-19

Por: Murilo Amaral Feijó | 22 abril - 21:32

Nesta quinta-feira (22), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) encaminhou uma denúncia contra José Carlos Ingrund, diretor do Hospital Municipal Doutor Cármino Caricchio, por desrespeitar normas sanitárias contra o coronavírus.

Segundo a denúncia, o hospital não tinha estoque de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas e máscaras, além de manter ambientes sem ventilação. O hospital fica em Tatuapé, zona Leste de São Paulo.

Fachada do Hospital Municipal do Tatuapé

Foto: Edson Hatakeyama/Prefeitura de São Paulo

A Justiça aceitou a denúncia do MP-SP. Assim, Ingrund se torna réu no processo. Até o momento, o diretor do hospital não declarou um advogado de defesa. E caso não seja apresentado, a Defensoria Pública pode assumir o caso.

A Prefeitura de São Paulo, na gestão de Bruno Covas (PSDB), afirmou que contribuirá com as autoridades “para o que couber”, mas deixará Ingrund na gestão do hospital.

Segundo a promotora do caso, Celeste Leite dos Santos, imagens apresentam médicos e outros profissionais que atuam no hospital sem os equipamentos adequados, enquanto intubavam um paciente, no ano passado.

No texto da denúncia, a promotora diz: “Os profissionais deveriam estar utilizando gorro descartável, óculos de proteção ou protetor facial, máscara N95/PFF2 ou equivalente, avental e luvas de procedimento”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que Ingrund está há mais de 40 anos atuando no hospital. A prefeitura, através da SMS, afirmou que está prestando esclarecimentos à Justiça e ao Ministério Público.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

SP: Pacientes com câncer reclamam de não estarem no grupo prioritário da vacinação do coronavírus

Presidente da Conass aponta falha no combate à pandemia e fala em “grande conflito federativo”

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: