Ministério da Saúde autoriza mais de mil novos leitos de UTI para pacientes com covid-19

A verba será direcionada a 14 estados para tentar diminuir as filas de espera

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 29 março - 13:04

Foi publicada na edição desta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União, a abertura de 1.031 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uso exclusivo de pacientes com covid-19. 

São ao total 991 leitos adultos e 40 pediátricos, os equipamentos serão distribuídos entre 14 estados. O Rio de Janeiro aparece no topo da lista dos que mais vão abrir vagas, com 465 leitos para adultos, na sequência vêm o Paraná com 156 vagas para adultos e 5 pediátricos e Alagoas com 141 para os adultos. 

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O documento afirma que “Fica estabelecido recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus, a ser disponibilizado aos estados e municípios de R$ 44.016.000.00”. As despesas utilizadas são referentes ao primeiro trimestre deste ano. 

Colapso: Falta de leitos de UTI 

No dia 25 de março, o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass) revelou que 6.370 pacientes contaminados com novo coronavírus estão na fila por leitos de emergência em todo o país.  O presidente do Conselho afirmou que o colapso na Saúde chegou ao ‘limite’. 

Cidades como o Rio de Janeiro já registram a maior taxa de ocupação dos leitos de UTI desde o início da pandemia, o número de pacientes internados já passa de 600. 

São Paulo registrou no dia 25, a segunda morte por falta de leitos de UTI. Na mesma semana, o estado atingiu pela primeira vez 90% da taxa de ocupação nas unidades de saúde. 

LEIA MAIS

Câmara aprova PL de incentivos fiscais para quem auxiliar na contratação de leitos da rede privada para o SUS

Depois de 86 dias de colapso, Amazonas não tem mais filas em UTI e cede leitos para outros estados

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você