Ministério da Saúde anuncia distribuição do kit intubação

Os medicamentos estarão nos estabelecimentos de saúde em menos de 72 horas

Por: Bianca Antunes | 24 março - 14:50

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) a compra de 2,8 milhões de unidades de medicamentos para o kit intubação, que é utilizado no tratamento de pacientes com covid-19 internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

“Os medicamentos começaram a ser distribuídos pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil, em parceria com três empresas fabricantes”, disse o governo, em nota.

Médicos trabalhando em leitos

Foto: Reprodução/Agência Brasil

De acordo com a pasta, os medicamentos estarão nos estabelecimentos de saúde em menos de 72 horas. O governo ainda explicou que o cronograma de distribuição foi feito com base no monitoramento realizado em estados e municípios.

Kit intubação em São Paulo

O estado de São Paulo, que vem batendo recordes de número de mortes, só tem estoque dos remédios necessários para intubação de pacientes com Covid-19 para uma semana.

A Secretária Estadual da Saúde atribuiu esse problema à falta de envio dos remédios pelo governo federal. Os medicamentos principais para a intubação são os neurobloqueadores, usados para relaxar a musculatura, caixa toráxica e ajudar o paciente a continuar com uma ventilação mecânica. A Secretaria da Saúde começou a racionar o uso dos remédios por causa do baixo estoque. Saiba mais. 

LEIA TAMBÉM:

Estoques de “kit intubação” podem acabar em 20 dias

TCU recebe pedido para investigar governo federal sobre o cancelamento de compras de ‘Kit intubação’ em 2020

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você