Ministério da Saúde afirma que, segunda dose deve ser tomada mesmo após o prazo

Plano Nacional de Imunização aplicou um nota, reforçando a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção contra a doença

Por: Sophia Bernardes | 27 abril - 12:49

De acordo com Ministério da Saúde, a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 deve ser aplicado mesmo após o prazo recomendado pelos laboratórios.

Nesta segunda-feira (27), o Plano Nacional de Imunização aplicou um nota, reforçando a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção contra a doença.

Foto: Agência Brasil

No entanto, não é recomendado este atraso, visto que há chances da pessoa contrair o vírus enquanto no intervalo entre a primeira aplicação e a segunda. A CoronaVac, do Butantan, deve ter a aplicação da segunda dose no intervalo de quatro semanas. Já a AstraZeneca/Fiocruz tem intervalo de 12 semanas.

A estratégia de distribuição da CoronaVac, do Ministério da Saúde foi modificada em março, que agora ocorre em duas etapas: a entrega da primeira dose e, quatro semanas depois, da segunda. O envio do imunizante da AstraZeneca já acontecia dessa maneira desde o início da campanha.

De acordo com a pasta, a expectativa de envio da segunda dose para os grupos prioritários pendentes é para a primeira semana de maio. Entre esse grupo estão 3% dos profissionais da saúde, 6,2% das forças de segurança e 1,9% dos idosos entre 60 e 64 anos, um total de 416.507 pessoas.

O número de pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose contra a Covid no Brasil atingiu a 29.554.723 nesta segunda-feira, o equivalente a 13,96% da população. Já o número de pessoas imunizadas com as duas doses é de 13.127.599, equivale a 6,2% da população.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

De acordo com o diretor do Butantan, as entrega de vacinas serão retomadas no dia 3 de maio

OMS diz que está em “contato estreito” com a Índia para que país retome a entrega de vacinas contra Covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você