Kit-intubação: Justiça determina que farmacêutica priorize hospital privado

O Brometo de Rocurônio é utilizado na intubação orotraqueal dos pacientes, que está em falta no país inteiro

Por: Sophia Bernardes | 31 março - 10:33

O juiz Ricardo de Carvalho Lorga da 1ª Vara Cível de São José do Rio Preto, no interior paulista, determinou que o laboratório Eurofarma entregue 6 mil unidades de um medicamento essencial para o processo de intubação para pacientes com Covid-19 a uma única empresa privada.

O hospital particular HB Saúde, de São José do Rio Preto, iniciou o uso após ser informado de que o laboratório não entregaria na data esperada.

Médicos atendendo pacientes com Covid-19

Foto: Agência Brasil

O hospital havia encomendado 6 mil frascos do anestésico que seriam entregues pela Eurofarma em 22 de março. No entanto, dois dias após a solicitação, o laboratório recebeu um pedido do Ministério da Saúde para entregar 70 mil unidades que seriam divididas entre hospitais do SUS de nove estados, e outras 70 mil para hospitais particulares de 17 estados.

Portanto, a farmacêutica decidiu priorizar a necessidade do SUS e afirmou aos cliente privados que não conseguiria cumprir a entrega na data combinada.

O Brometo de Rocurônio é um dos medicamentos do kit intubação utilizado na intubação orotraqueal dos pacientes, que está em falta no país inteiro e já acarretou mortes de pacientes.

Uma pequena parcela já foi entregue no final de semana (27), e a farmacêutica se comprometeu em entregar o que falta nos próximos dias.

Encomendas do Ministério

O Ministério da Saúde para evitar o desabastecimento dos medicamentos do kit-intubação garantiu 2,8 milhões de unidades após acordos fechados com indústrias farmacêuticas.

Em comunicado para a UOL, “Os acordos respeitam a realidade de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade do país, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões de maior risco de desabastecimento. Diante do quantitativo de medicamentos disponível, a distribuição é feita de acordo com o Consumo Médio Mensal informado pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Governadores enviam carta a ONU pedindo ajuda contra Covid-19

Butantan entrega mais 3,4 milhões de doses nesta quarta

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você