Justiça proíbe que cidade do interior de São Paulo promova propagandas sobre o ‘kit covid’

O kit é composto por medicamentos que não tem comprovação científica de eficácia contra a covid-19

Por: Bianca Antunes | 17 abril - 17:26

A Vara da Fazenda Pública da Comarca de Sorocaba determinou que a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, interrompa qualquer propaganda sobre o ‘kit covid’ que promova uma suposta eficácia dos medicamentos.

O ‘kit’ é composto por hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, medicamentos que não tem comprovação científica de eficácia contra a covid-19.

Postagem em rede social mostra comprimidos brancos com um desenho de vírus em cima e uma barra vermelha, como a de

Foto: Reprodução/Instagram

A juíza Karina Jemengovac Perez fixou o valor de R$ 50 mil por publicação que contrarie o que foi determinado. O prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), poderá responder por crime de responsabilidade.

“A divulgação desse dado pela imprensa institucional é no mínimo preocupante, quiça falaciosa. É fato notório que não há base científica para a pesquisa pueril realizada pela municipalidade”, disse a juíza na decisão.

A determinação ocorreu depois da prefeitura da cidade ter publicado um texto alegando que havia constatado, em estudo, 99% de eficácia no chamado tratamento precoce. O texto dizia que 122 de 123 pacientes monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde estavam “curados em domicílio” após usar o vermífugo ivermectina e o antibiótico azitromicina.

A prefeitura informou que o monitoramento dos 123 pacientes foi feito por telefone e não se tratava de um estudo científico.

“A meu ver, as publicações podem gerar um efeito reverso, no sentido de criar um destemor da população para com o vírus, sob as vestes de um eventual tratamento eficaz”, disse a juíza.

LEIA TAMBÉM:

Santos (SP) antecipa vacinação contra covid-19 de pessoas entre 65 e 66

Cerca de 42% das declarações de Imposto de Renda previstas para o ano já foram entregues

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você