Governo vai lançar programa de testagem para a covid-19, diz ministro da Saúde

De acordo com o ministro, o objetivo é adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos infectados

Por: Bianca Antunes | 28 abril - 15:24

O governo federal vai lançar um programa de testagem da população para a covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (28) após a terceira reunião do comitê de coordenação nacional para enfrentamento da pandemia da covid-19.

De acordo com o ministro, o objetivo é conseguir identificar os casos positivos e as pessoas com quem esses tiveram contato para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos infectados.

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Ele ainda explicou que o programa vai usar testes antígenos para detecção do vírus, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR. Esse é o teste coletado com amostras de swab (uma espécie de cotonete comprido) no canal do nariz e garganta.

Queiroga também falou sobre as medidas não farmacológicas, que são as de uso de máscara e distanciamento social. “As medidas não farmacológicas, associadas a uma ampla campanha de vacinação são as duas armas que temos para pôr fim a essa pandemia. Nesse sentido, é importante a adesão da nossa população. Não adianta ficar esperando só pelos governos federal, estaduais e municipais, todos nós temos que nos comprometer com essa iniciativa”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Variante P1 do coronavírus corresponde a 90% das amostras analisadas em São Paulo

Ministério da Saúde anuncia antecipação de 2 milhões de doses de vacinas do Covax

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: