Governo de SP registra 87 casos de variantes da Covid-19, mas especialistas garantem que o número é ainda maior
A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde na quarta-feira (7)
Por: Aline Bueno Silvestre | 07 abril - 21:31
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou 87 casos no total de variantes da Covid-19, sendo de três tipos diferentes. A análise permitiu identificar que são autóctones, ou seja, aconteceram por transmissão comunitária.
85% dos números são da capital paulista, sendo 74 dos casos. Além disso, dos 87, 77 são da variante P1, encontrada no Amazonas. 9 casos são da variante britânica, enquanto 1 é do tipo encontrado em Sorocaba recentemente.

Foto: Reprodução/Pixabay
Porém, Leonardo Weissmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP), disse que os casos devem ser ainda maiores, porém não tiveram diagnóstico ainda.
“Da mesma maneira que não é feita a testagem de todos os pacientes sintomáticos, ocorre o mesmo com a questão das novas variantes. O sequenciamento requer financiamento e nem todo laboratório tem estrutura suficiente para fazer o sequenciamento do genoma do vírus. Se tivéssemos local para fazer, gente para fazer, com certeza, esse número [divulgado] seria bem maior.”, disse.
*Com informações do G1
As variantes do coronavírus
Segundo um estudo, a variante britânica encontrada em setembro de 2020 no Reino Unido, é a mais letal. Além disso, a que foi encontrada em Sorocaba foi confirmada pela USP (Universidade de São Paulo) como a variante sul-africana.
O tipo que foi encontrado em Manaus corresponde a mais de 64% dos casos na cidade de São Paulo. Leia a matéria completa para saber mais sobre ela.
LEIA MAIS:
CoronaVac é eficaz contra variante de Manaus, mostram dados do Butantan
Com o atraso na chegada do IFA, Butantan suspende produção da CoronaVac temporariamente