Governo de SP registra 87 casos de variantes da Covid-19, mas especialistas garantem que o número é ainda maior

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde na quarta-feira (7)

Por: Aline Bueno Silvestre | 07 abril - 21:31

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou 87 casos no total de variantes da Covid-19, sendo de três tipos diferentes. A análise permitiu identificar que são autóctones, ou seja, aconteceram por transmissão comunitária.

85% dos números são da capital paulista, sendo 74 dos casos. Além disso, dos 87, 77 são da variante P1, encontrada no Amazonas. 9 casos são da variante britânica, enquanto 1 é do tipo encontrado em Sorocaba recentemente.

SP registra 87 casos de variantes da Covid-19

Foto: Reprodução/Pixabay

Porém, Leonardo Weissmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP), disse que os casos devem ser ainda maiores, porém não tiveram diagnóstico ainda.

“Da mesma maneira que não é feita a testagem de todos os pacientes sintomáticos, ocorre o mesmo com a questão das novas variantes. O sequenciamento requer financiamento e nem todo laboratório tem estrutura suficiente para fazer o sequenciamento do genoma do vírus. Se tivéssemos local para fazer, gente para fazer, com certeza, esse número [divulgado] seria bem maior.”, disse.

*Com informações do G1

As variantes do coronavírus

Segundo um estudo, a variante britânica encontrada em setembro de 2020 no Reino Unido, é a mais letal. Além disso, a que foi encontrada em Sorocaba foi confirmada pela USP (Universidade de São Paulo) como a variante sul-africana

O tipo que foi encontrado em Manaus corresponde a mais de 64% dos casos na cidade de São Paulo. Leia a matéria completa para saber mais sobre ela.

LEIA MAIS:

CoronaVac é eficaz contra variante de Manaus, mostram dados do Butantan

Com o atraso na chegada do IFA, Butantan suspende produção da CoronaVac temporariamente

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você