Governo de São Paulo anuncia fase vermelha no estado
Medida deve permanecer durante duas semanas
Por: Bianca Antunes | 03 março - 14:44
Após São Paulo bater o recorde de mortes em um dia desde o começo da pandemia, o governador João Doria (PSDB) anunciou a volta do estado para a fase vermelha, estágio mais restritivo do plano de combate ao coronavírus. A medida entra em vigor na hora zero deste sábado (6).
Estado de SP tem 468 mortes por Covid-19 nesta terça-feira
Além disso, o Governo de São Paulo também anunciou a antecipação do “toque de recolher” para as 20h, anteriormente das 23h às 5h, com o objetivo de limitar a circulação de pessoas na rua. “Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes”, disse Doria.
A situação da pandemia é gravíssima no Brasil. E não é diferente no Estado de SP. Há 11 dias consecutivos estamos batendo recorde de internados em leitos de UTI, número que já é 16% maior do que o pico registrado na 1ª onda, em julho/2020.
— João Doria (@jdoriajr) March 2, 2021
LEIA TAMBÉM:
Secretário de Saúde aponta medida suspensão das aulas presenciais em SP
O fase vermelha deverá acontecer até 19 de março. Nesse estágio é permitido o funcionamento apenas de setores essenciais da economia, como farmácias, supermercados, padarias, agências dos correios, petshops, clínicas veterinárias, postos de combustível, comunicação social, hotelaria e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô.
Desde o final do ano passado, o governo passou a considerar a educação como serviço essencial, com funcionamento limitado a 35% dos alunos matriculados. Nesta quarta (3), o governo também incluiu na lista as atividades religiosas.
“Vamos enfrentar, nas duas próximas semanas, as piores semanas da pandemia desde março do ano passado”, alertou o governador em coletiva.