Frente dos Prefeitos negocia 30 milhões de doses da vacina russa, Sputnik V

A previsão é que a Anvisa autorize a aplicação da vacina até o final de abril

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 13 abril - 14:22

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), confirmou que o Consórcio Conectar, movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), segue em negociações para comprar 30 milhões de doses da vacina produzida na Rússia, Sputnik V.

De acordo com informações do FNP, a previsão é que entre maio e junho, o primeiro lote, com até cinco milhões de doses, seja entregue. As outras 25 milhões de doses devem chegar ao Brasil até dezembro de 2021. 

Vacina Sputnik contra a Covid-19

Foto: Agência Brasil

Pacheco diz a prefeitos que vai articular antecipação de vacinas pela iniciativa privada

A expectativa é que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprove a aplicação da vacina Sputnik V no Brasil até o final do mês de abril. Ontem (12) a agência informou que adiou a visita à fábrica do imunizante na Rússia e agora está marcada para acontecer entre os dias 19 e 23 de abril.

O grupo Conectar também já entrou em contato com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) para negociar ajuda no combate ao vírus, como, por exemplo, a doação de 10 milhões de doses dos Estados Unidos.

Entretanto, durante uma entrevista à CNN, a vice-presidente da OMS disse que ainda é prematuro contar com doações de imunizantes vinda dos EUA, já que o país tem como prioridade vacinar toda a sua população. 

“Com relação a doação de doses nos EUA, estamos em negociações há algum tempo. Os EUA têm colocado que primeiramente vão terminar a vacinação em seus cidadãos. Ainda estão com algum tempo para fazer isso.” completou.  

Pressão para a liberação da vacina russa

No dia 6 de abril, governadores cobraram que a Anvisa autorize a importação da vacina russa contra a covid-19 ainda em abril.

“Essa vacina que já tem 10 milhões de pessoas, ninguém morreu, todo mundo se sente imunizado, então nós queremos esta vacina também para o Brasil e nós queremos, como está no contrato, também para o mês de abril” afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do tema de vacina no Fórum dos Governadores.

No dia seguinte, o Consórcio de Governadores do Nordeste também se reuniu com a Anvisa como tentativa de trazer 66 milhões de doses da Sputnik V ao Brasil.

LEIA MAIS

Jonas Donizette, da Frente Nacional de Prefeitos, diz estar despreocupado com CPI

Pacheco consultará Secretaria-Geral para avaliar se pode incluir governadores e prefeitos na CPI

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você