Fiocruz publicou cerca de 20 alertas sobre colapso do SUS, desde o início da pandemia

A Fundação alertou a importância do isolamento social e afirma que o governo negou a ciência

Por: Murilo Amaral Feijó | 23 março - 20:49

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde o início da pandemia de covid-19, no ano passado, emitiu ao menos 20 comunicados técnicos alertando o governo e a população sobre o agravamento da pandemia, seguido de um possível colapso do Sistema Único de Saúde (SUS).

No último ano, também foi destacado pela Fundação o desgaste dos profissionais da saúde, importância do lockdown e o uso de máscaras.

Castelo Mourisco da Fiocruz

Foto: Reprodução/Instagram

Diego Xavier é um dos responsáveis pela publicação de alguns desses alertas e afirmou que “a intenção era que essas publicações chegassem aos gestores. Mas alguns deles achavam que soluções mais simples iriam funcionar e não foi o que aconteceu”. Ele também disse que os alertas e recomendações da Fundação foram ignorados.

Segundo a CNN Brasil, Xavier ainda lamentou a situação atual da pandemia e disse que “não foi por falta de aviso”. “Se tivéssemos ouvido a ciência e colaborado, estaríamos numa fase bem melhor da pandemia”, lamentou.

A linha do tempo de alertas começa no dia 8 de abril de 2020, quase um mês depois da primeira morte por covid-19 no Brasil, com um aviso que demonstra preocupação pela falta de isolamento social, que traria um “crescimento rápido do número de novos casos de Covid-19”.

O último alerta publicado pela fundação foi emitido na última segunda-feira (22), destacando o 24º recorde seguido de elevação da média móvel de mortes por covid-19 no Brasil. No dia, o Brasil passou a marca de 295 mil mortes e 12 milhões de casos confirmados.

*Com informações da CNN Brasil

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Senado aprova apelo internacional em busca de vacinas contra Covid-19

Brasil registra dia mais letal da pandemia, com 3.251 mortes em 24 horas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você