Fiocruz entregará 12 milhões de doses da vacina a menos do que estava previsto para abril

Ministério da Saúde terá que alterar novamente as projeções de vacinação

Por: Murilo Amaral Feijó | 23 março - 20:24

Nesta terça-feira (23), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que enviará ao Ministério da Saúde cerca de 12 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford a menos do que o previsto para o mês de abril.

A última previsão da Fundação indicava que 30 milhões de doses do imunizante seriam recebidas pelo Ministério da Saúde. Hoje, esse número foi alterado para 18 milhões de doses produzidas pela Fundação.

Nísia Trindade discursando

Nísia Trindade, presidente da Fiocruz. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, durante uma sessão virtual no plenário do Senado Federal. Segundo Lima, a previsão de entrega do imunizante para maio também sofreu uma redução, de 25 milhões para 21 milhões de doses.

Durante a sessão, a presidente da Fiocruz foi questionada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que perguntou sobre as 400,4 milhões de doses entregues até julho, que foram anunciadas pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em fevereiro, durante sessão do Senado.

Nísia justificou que “há um processo para isso, esse início sempre requer alguns ajustes”. Ela também destacou o atraso na chegada do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), insumo principal para a produção da vacina.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Fiocruz publicou cerca de 20 alertas sobre colapso do SUS, desde o início da pandemia

SP tem remédios do kit de intubação para só mais uma semana

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você