Feriado antecipado: veja quais serão os dias inclusos no plano

Alguns feriados de 2021 e 2022 foram adiantados para este fim de março; confira o calendário

Por: Leonardo Fernandes | 24 março - 10:55

Como anunciado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) no dia 18 de março, a cidade de São Paulo antecipará cinco feriados municipais para conter a circulação de pessoas na capital, e diminuir a proliferação do Covid-19. A medida começa a valer a partir de sexta-feira (26), e irá durar até o início do mês de abril.

Com recomendações para permanecer em casa e medidas restritivas estabelecidas pelas prefeituras do interior, confira abaixo como funcionarão os serviços e o calendário durante os próximos dias de restrição:

Prefeito Bruno Covas em entrevista à imprensa

Prefeito Bruno Covas anunciou os feriados antecipados no dia 18; cidades do interior irão impor medidas para conter possíveis turistas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Qual a duração do período de feriados antecipados?

Como dito acima, a sequência de feriados antecipados terá início no dia 26 de março, sexta-feira. O período inclui dois fins de semana, além de um outro feriado de abril: Sexta-feira da Paixão. Com isso, a antecipação terá o total de dez dias, entre o dia 26 até 4 de abril (domingo).

Os feriados adiantados incluem datas de 2021 e 2022. Dessa forma, o calendário ficará assim:

  • 26/03 – Feriado Corpus Christi de 2021 – antecipado
  • 27/03 – Sábado
  • 28/03 – Domingo
  • 29/03 – Feriado Dia da Consciência Negra de 2021 – antecipado
  • 30/03 – Feriado Fundação de São Paulo de 2022 – antecipado
  • 31/03 – Feriado Corpus Christi de 2022 – antecipado
  • 1°/04 – Feriado Dia da Consciência Negra de 2022 – antecipado
  • 2/04 –  Feriado Sexta-feira da Paixão – nacional
  • 3/04 – Sábado
  • 4/04 – Domingo – fim da antecipação

Como ficam as viagens para fora da cidade nesse período?

O governo estadual não decretou nenhuma medida de restrição ou barreira sanitária durante a semana de feriados. Contudo, o recomendável é ficar em casa, além do fato de que cidades do interior irão impor medidas próprias para conter um possível fluxo de turistas.

E no litoral, nove municípios da Baixada Santista já decretaram lockdown de 13 dias, de 23 de março até 4 abril; justamente para não receber uma grande quantidade de pessoas da capital. A prefeitura de Santos, inclusive, pediu para que as pessoas não viagem para a cidade durante a antecipação.

Como ficam os serviços, bancos e áreas públicas?

Em relação às redes bancárias, as agências não entraram na lista de serviços que terão permissão de abertura. Contudo, os clientes podem usar os sistemas por caixas eletrônicos, principalmente para pagar contas — elas não terão datas alteradas no período dos feriados.

Dentre os serviços liberados, estão unidades de saúde, de segurança urbana, de assistência social, e serviço funerário. Delivery e retirada de refeições em restaurantes são as únicas opções para estes tipos de estabelecimentos desde o começo da fase emergencial, no dia 15 de março.

Para saber mais sobre os rodízios de placas de carros e o funcionamento das escolas, clique aqui.

Leia mais notícias:

21 hospitais da rede estadual de SP estão com UTIs em 100%

Hospitais universitários serão exceção e poderão contratar profissionais mesmo na pandemia

Confira os últimos acontecimentos no estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você