Entenda o que é a Média Móvel nos dados da Covid

O que realmente significa a Média Móvel e por que ela é importante para análise dos dados da Pandemia

Por: Larissa Placca | 17 março - 23:21

Desde o início da Pandemia, muitos veículos de imprensa, ao relatar os números gerais de óbitos por coronavírus, utilizam o termo Média Móvel e, também, enfatizam quando ela está alta.

Mas, o que realmente significa a Média Móvel e por que ela é importante para análise dos dados da Covid-19? Abaixo, a Metropolitana te explica!

O que é a Média Móvel:

No universo da Estatística e das matemáticas, uma Média Móvel (MM) é um indicador calculado a partir de amostras sequenciais.

Amostras sequenciais são um conjunto de dados, de um período variável, coletados de uma população.

Por que a MM é calculada a partir de amostra variável? Porque as amostras variáveis permitem maior eficiência nos resultados. Lembra que a partir da MM será entendido um indicador, que vai mostrar a tendência da pandemia, ou seja, se ela está agravando ou melhorando.

O significado tradicional (e simples) da Média Móvel: Média de casos ou mortes dos últimos 7 dias.

Como a Média Móvel é calculada?

Por incrível que pareça, o cálculo da Média Móvel é simples.

Ele é feito a partir do número de mortes registradas nas últimas 24 horas, somadas às que ocorreram nos seis dias anteriores. O resultado é dividido por sete.

Porém, conforme já informado pela Metropolitana, devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Dados: Seade.gov

Então, agora a MM é calculada diariamente a partir da soma do total de óbitos no dia, mais o total de óbitos nos 13 dias anteriores, dividido por 14.

Dados: Seade.gov

Por que é importante saber da Média Móvel?

Durante uma Pandemia ou crise sanitária de alguma doença, a sociedade fica com medo. Com razão. O que vai ser da sua saúde? Será que tem previsão para acabar?

Como saber, então, a velocidade com que a doença está avançando?

Para conseguir entender a tendência da pandemia, os pesquisadores calculam a Média Móvel de casos. É uma forma de tentar saber se os contágios à doença estão estáveis, agravando ou diminuindo.

O que significa tendência na Média Móvel

A palavra tendência, segundo o dicionário, significa “Propensão que orienta alguém a fazer ou realizar determinada coisa”. A propensão é a inclinação a alguma coisa.

Portanto, a tendência na Média Móvel é a direção que a curva de óbitos está levando. Então, a partir da tendência, entendemos o que esperar da doença, baseando em cenários que demonstraram uma certa regularidade.

Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º.

  • Se este percentual for de até 15%, é considerado estável.
  • Se for acima de 15% positivos, está em crescimento.
  • Se for mais de 15% negativos, está em queda.

Mas, não se esqueça:

Em um balanço estatístico, é considerado o intervalo de tempo entre as informações. Muitas vezes, aos sábados, domingos e feriados, o levantamento do número de óbitos é prejudicado pela falta de comunicação entre os hospitais e as secretarias de saúde.

Além disso, MM se altera a cada dia, ou seja, ela é variável. Cada dia que entra, é considerado na soma e excluído o 15º anterior, mantendo a soma de 14º.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Conheça as vacinas da covid-19 disponíveis no Brasil

Um a cada seis profissionais da saúde tem sinais de burnout

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você