Em SP, mortes por Covid-19 de idosos acima de 90 anos caem 70% e internação cai 57,7%

Segundo estudiosos, a queda é reflexo do início da vacinação

Por: Larissa Placca | 07 março - 16:23

Cai em 70% o número de mortes de idosos acima de 90 anos causados pelo coronavírus na cidade de São Paulo. O percentual foi levantado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o município, as mortes de idosos dessa faixa etária recuaram de 127 em janeiro para 38 no mês passado. Os números de internações também tiveram uma queda acentuada. No primeiro mês do ano, ainda com relação ao grupo com mais de 90 anos, 246 idosos foram internados por Covid-19 na capital paulista. Em fevereiro, esse número caiu para 104, uma redução 57,7%

Foto: André Pera

Para especialistas, essa queda nos dados pode já estar refletindo os efeitos da aplicação das vacinas entre os idosos da cidade, que começou no dia 5 de fevereiro. É necessário, porém, esperar dados de março e abril para ter certeza.

Situação parecida também foi divulgada por Pernambuco, dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontaram uma diminuição de 85 para 36 no número de solicitações de leitos de UTI para idosos com mais de 85 anos com Covid-19 no estado após o início da vacinação.

Logo no primeiro dia de vacinação desse grupo na cidade de SP, cerca de um terço dos mais de 30 mil idosos com mais de 90 anos foram imunizados contra a Covid-19. Isto permitiu a antecipação da vacinação para os maiores de 85 anos.

Segundo a prefeitura, a capital já vacinou o total de 389.292 idosos das faixas etárias acima de 77 anos. Nos cálculos da gestão municipal, cerca de 95% dos idosos de 80 a 84 anos e mais de 90% daqueles entre 77 e 79 anos já receberam ao menos a primeira dose da imunização.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

STF tem maioria para prorrogar lei que autoriza governadores e prefeitos a determinarem medidas próprias contra a Covid-19

Bolsonaro anuncia viagem de comitiva do governo a Israel para tratar de vacinas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você