Em SP, idosos enfrentam fila de quase três horas para receber vacina contra covid-19

Cerca de 40 idosos de 70 anos ou mais esperaram do lado de fora da UBS na Zona Leste

Por: Murilo Amaral Feijó | 17 abril - 17:57

Na manhã desta sexta-feira (16), cerca de 40 idosos de 70 anos ou mais enfrentaram uma fila de quase três horas para serem vacinados contra a covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade Satélite Santa Bárbara, no bairro de São Mateus, zona Leste de São Paulo.

A entrada da Unidade, que abre às 7h, já tinha uma fila formada às 6h30.

vacinação de idosos

Foto: Agência Senado/Divulgação

De acordo com Maria dos Santos, de 70 anos, que estava na fila desde as 9h30, “a fila anda a conta-gotas”. Segundo a aposentada, quando foi tomar a primeira dose, a fila não estava tão lenta e que estava mais organizada.

“Por mais que estejamos ao ar livre e com máscara, temos aquele medo. Ainda não estamos imunizados. Nenhum funcionário veio aqui para nos dar uma satisfação”, afirmou Maria.

A reclamação de Maria é similar a de outras pessoas que aguardavam na fila: “A única coisa que ocorre é um funcionário sair aqui fora, vez por outra, e perguntar se há maiores de 80 anos e deficientes na fila, pois esses teriam prioridade no atendimento, mas todos nós somos idosos na casa dos 70 anos”. A maioria reclamou sobre a falta de informação dos profissionais da Unidade.

Vera Lúcia Bianchi, de 72 anos, é dona de casa e também estava na fila. “Estamos esperando há duas horas, debaixo do sol. Falaram que está tendo uma campanha de vacinação de gripe nas escolas e, por isso, está faltando funcionários hoje, mas deveriam organizar melhor”, afirmou.

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) da gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou em nota que a UBS apresentou uma maior procura pela vacinação devido à aplicação da segunda dose contra a covid-19 em idosos de 70anos ou mais. Além deles, foram tomar o imunizante: profissionais da educação a partir de 47 anos e idosos acima de 67 anos, para receberem a primeira dose.

*Com informações do Agora São Paulo

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Justiça proíbe que cidade do interior de São Paulo promova propagandas sobre o ‘kit covid’

Santos (SP) antecipa vacinação contra covid-19 de pessoas entre 65 e 66

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você