Em Salvador, vacinação da 1ª dose contra covid-19 é suspensa por falta de estoques

A aplicação da segunda dose do imunizante continua normal esta semana

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 06 abril - 16:54

Na tarde desta terça-feira (6) a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 foi suspensa em Salvador, na Bahia, por falta de estoque. Por enquanto, a imunização de pessoas que estão aguardando a segunda dose segue normalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já previa a falta de doses e agendou as imunizações até o 12h para idosos a partir de 62 anos de idade. 

vacinação de idosos

Vacinação; Foto: Agência Senado/Divulgação

A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, disse em uma entrevista à TV Globo que as vacinas estão acabando aos poucos em alguns postos da cidade, mas que o cronograma de entrega está sendo cumprido. 

“Fizemos um escalonamento maior dessa vez considerando o saldo existente de vacinação e os grupos a serem vacinados. Além dos idosos, temos trabalhadores de saúde, pacientes em hemodiálise. Seguimos esse cronograma. Nesse momento, estamos vacinando as segundas doses de idosos até às 16h.” 

A segunda dose da vacina contra a covid continua sendo aplicada ao longo desta semana. Segundo Lemos, o limite de uso é apenas em relação à primeira dose, limitada pela quantidade de imunizantes recebida em Salvador. 

Produção de vacinas no país

Na segunda-feira (5) foi divulgado o calendário de distribuição de vacinas Oxford/Astrazeneca produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No documento houve uma redução na entrega de vacinas, com cerca de 1,4 milhão de doses a menos para abril. O Ministério da Saúde previa receber 21,150 milhões de doses.

Apesar do Brasil já ter alcançado a meta de vacinar um milhão de pessoas por dia, o ritmo da imunização ainda não é esse. Ao todo, foram 24 milhões de doses aplicadas no país.

LEIA MAIS

Morre PM que atirou contra policiais com um fuzil no Farol da Barra, Salvador

Bahia vacina mais de 1 milhão de pessoas e Salvador amplia campanha de imunização

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você