Em momento mais crítico da pandemia, São Paulo completa 1 ano em quarentena

O estado soma o maior número de mortes e o maior número de vacinados no país

Por: Bianca Antunes | 24 março - 15:08

No mês considerado o pior de toda a pandemia no estado, São Paulo completa um ano de quarentena nesta quarta-feira (24). O primeiro decreto do governador João Doria (PSDB) ocorreu em 24 de março de 2020.

Desde o início da pandemia, o estado paulista é o local com o maior número de mortes por covid-19. Atualmente, o número de óbitos no estado é de 68.623.

Cidade de São Paulo com medidas restritivas e população circulando nas ruas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As últimas semanas foram especialmente trágicas no estado. Ontem (23), São Paulo bateu o recorde de mortes por covid-19 em um dia, registrando 1.029 óbitos. Além disso, a média móvel de mortes permaneceu no nível mais alto de toda a pandemia com uma semana de média acima de 400 mortes por dia.

Apesar do cenário trágico, o estado vem agora liderando a vacinação no país. A primeira dose aplicada foi em solo paulista, no dia 17 de janeiro. Desde então, foram vacinadas 4.989.292 pessoas no estado de São Paulo.

Nesta quarta-feira (24), Doria anunciou o início da vacinação de professores e profissionais da segurança do estado. O governador também adiantou a vacinação de idosos de 69 a 71 anos.

Fase emergencial

A fase emergencial adotada por Dória começou no dia 15 de março. A medida engloba o chamado “toque de recolher” entre 20h e 5h, além da proibição de eventos esportivos e religiosos em todo o estado. As aulas presenciais nas escolas também estão suspensas, e estabelecimentos comerciais seguem apenas com drive-thru.

O período mais restritivo do Plano São Paulo permanecerá vigente até o dia 30 de março. Fora o esporte e a organização de missas e cultos, a medida proíbe o uso de parques e praias para aglomerações, e atividades administrativas de formato presencial nas empresas.

LEIA TAMBÉM:

Feriado antecipado em São Paulo: o que pode e não pode

Cidade de São Paulo registra recorde de enterros em único dia

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você