Eficácia da Coronavac contra nova variante da covid é registrada em pesquisa da UnB

O estudo conta com a participação de 67 mil profissionais de saúde de Manaus que receberam a primeira dose da vacina

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 27 abril - 17:33

Uma pesquisa em andamento da Universidade de Brasília (UnB) indicou eficácia da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, contra a variante de covid-19, que foi encontrada no Amazonas no começo deste ano.

O estudo conta com a participação de 67 mil profissionais de saúde de Manaus que receberam a primeira dose da vacina. O resultado obtido aponta 50% de efetividade na prevenção contra a doença.  

Seringas e frascos com vacinas

Foto: Reprodução/Freepik

Testes identificam por qual variante paciente com Covid-19 foi infectado

Os pesquisadores da equipe Vebra Covid-19 – responsáveis pelo estudo – observaram os efeitos do imunizante após 14 dias de aplicação da primeira dose. Os cientistas ainda vão analisar a eficácia da vacina considerando a aplicação da segunda dose.

“O estudo aponta que a vacina tem efetividade para evitar hospitalização e óbitos, mesmo na presença de uma variante classificada como de preocupação internacional pela Organização Mundial da Saúde [OMS]”, disse o professor Wildo Navegantes, que faz parte do grupo de pesquisas Vebra. 

Além de analisar a Coronvac, os pesquisadores querem avaliar a efetividade de outras vacinas como a Biotech e a AstraZeneca/Oxford em idosos de Manaus e outras cidades que compõem a federação. 

“O grupo tem interesse em estudar a efetividade das vacina [contra a covid] em uso no Brasil em outras cidades que tenham interesse. Já estamos trabalhando com dados de São Paulo e Campo Grande”, disse Wildo.

LEIA MAIS

Índia espera receber maior parte das vacinas da AstraZeneca compartilhadas pelos EUA

Grávidas serão priorizadas em campanha de vacinação contra Covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você