Diretor-presidente da Anvisa diz faltar documentos para aprovar Covaxin e Sputnik V

Ontem (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski deu a agência 30 dias para decidir sobre vacina russa

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 14 abril - 15:57

Nesta quarta-feira (14) em uma reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o diretor-presidente, Antônio Barra Torres, afirmou que os protocolos das vacinas Covaxin e da Sputnik V contarão com a “célere atuação da agência”, mas que os documentos ainda precisam ser entregues à fiscalização. 

Torres enfatizou que: “Não há, neste momento, um cronômetro disparado sobre a agência em relação a essas duas vacinas, no sentido de que nossa análise só prosseguirá ou progredirá com o aporte de documentos que nos permitam efetuar a devida análise.”

Caixas de lotes de vacina, escritas "Sputnik V"

Foto: Casa Rosada

No dia 9 de abril, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que a corte libere a importação do imunizante russo pela Anvisa, para começar a aplicar a vacina como uso emergencial no estado. Segundo Dino, o pedido foi negado.

Ontem, o ministro Ricardo Lewandowski deu à Anvisa um prazo de 30 dias para decidir sobre a importação da Sputnik V. Caso a agência não dê resposta até a data prevista, o Estado do Maranhão poderá comprar as doses do imunizante.  

Ao voltar à pauta, o colegiado diretor da Anvisa referendou duas decisões sob relatoria do diretor-presidente da entidade, que flexibilizam a utilização de cilindros de oxigênio e uso de medicamentos anestésicos. Torres defendeu que a atuação do órgão, segundo ele, “aumentou de maneira significativa a oferta de oxigênio hospitalar”, fundamental para o tratamento de pacientes em estado grave.

LEIA MAIS

Frente dos Prefeitos negocia 30 milhões de doses da vacina russa, Sputnik V

Índia aprova a vacina russa Sputnik V contra covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você