CPI da Covid: Randolfe quer ouvir secretário de Paulo Guedes sobre recusa de vacina da Pfizer

Randolfe é cotado para a vice-presidência da comissão, que deve ser instalada na próxima terça

Por: Maria de Toledo Leite | 22 abril - 19:17

O senador Randolfe Rodrigues, cotado para ser o vice-presidente da CPI da Covid, informou nesta quinta-feira (22) que pretende chamar Carlos da Costa, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, para ser ouvido na comissão assim que a investigação for iniciada.

O objetivo disso é descobrir detalhes sobre uma reunião que ocorreu em agosto de 2020 entre o secretário e representantes da farmacêutica Pfizer. No evento, o governo brasileiro teria recusado a oferta do laboratório para comprar 70 milhões de doses de imunizantes contra o coronavírus.

Foto: Alejandra De Lucca V. / Minsal

O encontro está registrado na agenda de Carlos da Costa, que está no comando da secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade desde 2019. No dia 7 de agosto, o secretário se reuniu com Carlos Murillo, presidente da Pfizer, e com outros diretores da companhia para discutir a compra das vacinas.

Foi então que a farmacêutica ofereceu ao governo brasileiro a possibilidade de comprar um lote de 70 milhões de doses, previstas para serem entregues a partir de dezembro de 2020. A empresa diz que aconteceram diversas tentativas para o fornecimento do imunizante no Brasil, mas que nenhuma teve sucesso.

O acordo final foi anunciado pelo governo brasileiro em março, sete meses após a reunião do Ministério da Economia. O presidente Jair Bolsonaro apresentou resistência à compra da vacina da Pfizer nesse meio tempo, argumentando que a empresa não se responsabilizaria por eventuais efeitos colaterais.

A CPI deve ser instalada na próxima terça-feira (27), quando também serão eleitos o presidente e vice-presidente, além de ser definido o plano de trabalho. Depois disso, as sessões devem focar na votação de pedidos de informações e de convocações de testemunhas para prestar depoimento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Veja a lista de nomes que serão investigados pela CPI da Pandemia; Guedes, Pazuello e Araújo estão entre eles

CPI da Covid: investigação prevê quebras de sigilo, acareações e audiências com auxiliares de Bolsonaro

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você