Covid: número de mortes em SP soma 32% do total de pacientes hospitalizados e que tiveram alta

Nas UTIs, a taxa de mortalidade está acima de 50% desde fevereiro

Por: Maria de Toledo Leite | 24 abril - 22:04

O número de mortes por Covid-19 no Estado de São Paulo representa 32% do total de pacientes que foram internados pela doença e tiveram alta. Nesta sexta-feira (23), o estado alcançou a marca de 91.673 vidas perdidas para o coronavírus desde o início da pandemia. No mesmo período, 285.036 pessoas tiveram alta após a internação.

No entanto, o percentual de 32% não representa, necessariamente, a taxa de mortalidade da doença entre os internados, já que parte dos óbitos ocorre em casa, antes do paciente buscar ajuda em serviços de saúde.

Foto: GovSP

Se sabe que mais de 50% das pessoas em UTIs morrem no estado. Quando os pacientes estão intubados, esse número sobre para 80% no Brasil. O percentual de mortes em relação ao total de pacientes que tiveram alta em serviços de saúde é parecido com o observado em julho de 2020, quando o governo de SP começou a divulgar os dados de recuperados.

O primeiro pico da pandemia aconteceu em 1º de julho, quando o estado registrava um total de 15.030 óbitos pela doença, o que representava 33% das 45.303 altas médicas registradas na época.

O Estado de São Paulo não calcula a mortalidade da Covid-19 entre os pacientes internados. Porém, nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), as mortes já superam as altas, desde o dia 14 de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde.

Já a letalidade da doença entre pacientes intubados no Brasil foi ainda maior, com cerca de 80% entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Segundo pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, a média mundial é de 50%.

Na sexta-feira (23), o estado registrou, pela primeira vez em dois meses, uma queda no número de novos casos, novas internações e óbitos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

A 6 dias do fim, abril se torna o mês mais letal da pandemia no Brasil, com 67.723 mortes em 24 dias

Pandemia está ‘sob relativo controle’ em São Paulo, afirma Dória

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você