Covid: novo teste de anticorpos desenvolvido pela Oxford pode ajudar no combate à pandemia

Cientistas da Universidade de Oxford dizem ter desenvolvido teste barato e rápido para detectar anticorpos que atuam contra o vírus

Por: Maria de Toledo Leite | 26 abril - 19:32

Um novo teste desenvolvido pela Universidade de Oxford pode ser a ferramenta mais recente na luta contra a Covid-19. Uma equipe de pesquisa liderada por cientistas da universidade afirma ter desenvolvido um teste portátil, fácil de produzie e barato, que detecta os anticorpos que combatem o novo coronavírus.

A diretora da Unidade de Imunologia Humana da Universidade de Oxford, Alison Simmons, afirmou que o teste é um dos passos para que medidas de proteção sejam tomadas para controlar a disseminação do vírus globalmente.

Foto: Jeon Han

A próxima etapa tomada pelos pesquisadores será usar este teste para ver se ele é capaz de identificar indivíduos que já estejam protegidos contra a Covid-19. Com ajuda do teste, será possível saber quem tem ou não os anticorpos suficientes para a imunização contra a doença.

No entanto, a pesquisa ainda está em fase de testes.

Anticorpos

Os anticorpos são proteínas que ficam no sangue, que reconhecem infecções específicas e conseguem combatê-las. Depois que você contrai uma doença, os anticorpos ajudam seu organismo a enfrentá-la, caso você encontre o mesmo vírus no futuro. As vacinas, por exemplo, são uma maneira segura do corpo desenvolver anticorpos sem o risco de ficar doente.

Isso significa que, se uma pessoa já teve Covid-19, é provável, mas não comprovado, que ela tenha os anticorpos e possa estar protegida contra o vírus. É importante destacar que isso ainda não foi comprovado e que pessoas já foram infectadas mais de uma vez, algumas tendo perdido suas vidas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Testes identificam por qual variante paciente com Covid-19 foi infectado

Covid: com mais de 390 mil mortes desde o início da pandemia, Brasil registra 1.139 óbitos em 24h

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você