Covid: Butantan localiza variante sueca em São Paulo e confirma outro caso da sul-africana

Variante sueca já havia sido identificada em análise de Santa Catarina e sul-africana havia sido encontrada em Sorocaba e agora na Baixada Santista

Por: Maria de Toledo Leite | 26 abril - 18:16

Pela primeira vez no Estado de São Paulo, pesquisadores do Instituto Butantam identificaram a variante sueca do novo coronavírus, conhecida como B.1.1.38. Além disso, também foi identificado um novo caso da variante sul-africana, a B.1.351, desta vez na Baixada Santista.

As variantes foram identificadas em amostras coletadas na última semana.

Veja quais são as principais variantes do coronavírus e a preocupação dos especialistas sobre elas

Foto: Govesp

No entando, a variante sueca não é novidade. A cepa já tinha sido reportada ao menos uma vez em uma análise de Santa Catarina divulgada no início de março. A sul-africana havia sido identificada em Sorocaba, no interior de São Paulo, mas agora foi vista em uma amostra coletada na Baixada Santista.

Todas as variantes encontradas são divididas em dois grupos: as “variantes de interesse”, que são monitoradas, mas ainda não estão ligadas com o agravamento da pandemia, e as “variantes de preocupação”, associadas ao maior potencial de transmissão do vírus. A variante sueca se encaixa no primeiro grupo e a sul-africana no segundo.

Em relação à gravidade dos casos e eficácia das vacinas contra as variantes do vírus, a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo, os estudos vão avaliar como a doença afetará os pacientes infectados e como o imunizante da CoronaVac age diante as cepas.

Para a variante P.1, encontrada em Manaus e que se tornou a mais comum na segunda onda no Brasil, estudos comprovam que a vacina teve eficácia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Testes identificam por qual variante paciente com Covid-19 foi infectado

Vacina Oxford/AstraZeneca é eficaz contra variante P.1 do coronavírus, afirma Fiocruz

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você