Congresso aprova Projeto de Lei de compra privada de vacinas
A proposta vai à sanção do presidente. Tema tem posições contrárias entre os políticos.
Por: Larissa Placca | 02 março - 22:47
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) a compra de compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada. O Projeto de Lei (PL) 534 de 2021 vai para a aprovação do Presidente, Jair Bolsonaro.
O PL prevê a venda após imunizados os grupos prioritários, além disso, a iniciativa privada deverá doar 50% das vacinas que comprar para o SUS. As doses não poderão ser vendidas, precisam ser distribuídas de forma gratuita.

Foto: Congresso Nacional
“O nosso objetivo é acelerar a imunização da população brasileira e salvar vidas.” declarou o deputado Igor Timo (Podemos-MG)
Cedo nesta terça-feira (2), Bolsonaro vetou o ponto da MP 1003 (diretrizes do consórcio global de vacinas Covax Facility) que permitia aos governos estaduais e municipais comprarem vacinas.
O tema da compra de vacinas por empresas privadas ainda é muito divergente entre os políticos.
Votei contra. Congresso aprova a possibilidade da compra de vacina pelo setor privado. Um ataque a política de vacinação universal que temos pelo SUS.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) March 3, 2021
URGENTE
Bolsonaro vetou a MP Vacina Já, q havíamos aprovado. Demos o troco: aprovamos na @camaradeputados e no @Senado leis com o mesmo teor. Agora Bolsonaro ñ tem mais desculpa p/ ñ comprar vacina. Governadores e prefeitos estão livres p/ comprar e empresários ñ poderão vender
— Alexandre Padilha (@padilhando) March 3, 2021
O texto do Projeto de Lei em questão diz que as informações sobre compra, doação e aplicação de vacinas pela iniciativa privada deverão ser prestadas ao Ministério da Saúde.
Ainda não se sabe se a iniciativa privada conseguirá comprar vacinas em grande quantidade devido à demanda mundial.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Guedes discute retomar programa de redução de salários
Valor do auxílio emergencial ainda é indefinido