Com sobra dos frascos, cidade em SP aplica mais doses do que recebeu

Santa Cruz da Conceição vacinou 114 pessoas com o que sobrou nas embalagens de imunizantes

Por: Maria de Toledo Leite | 10 abril - 20:09

Santa Cruz da Conceição (SP) se destacou por ter o melhor aproveitamento de vacinas contra Covid-19 entre todos os municípios do estado. Usando as sobras dos frascos, a cidade vacinou 11,4% a mais do que o esperado, tendo imunizado 114 pessoas.

Segundo o ranking de aplicações das doses distribuídas, divulgado pelo governo do estado de São Paulo na quinta-feira (8) e liderado por Santa Cruz, até segunda-feira (5), o município havia recebido 1.002 doses e vacinado 1.116 pessoas.

Foto: Heudes Regis/SEI

“A falta de uma estratégia nacional centralizada de vacinação estão levando o país a uma catástrofe”, diz ONU ao Brasil

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Regiane Cristina, contou que, desde o início da vacinação, os profissionais de saúde já haviam percebido que sobrava imunizante nos frascos. Então, os profissionais consultaram os responsáveis pela distribuição da vacina, que confirmaram o excedente.

Cristina ainda afirmou que os frascos têm 5 ml, o que equivale a 10 doses previstas, e muitas vezes a diretora observa que alguns dos frascos ficam com uma ou até duas doses sobrando. “Eu não posso jogar fora, eu tenho que realizar a aplicação da vacina, porque você concorda comigo que a vacina foi difícil de conquistar, eu não posso desprezar nenhuma gota”.

O Instituto Butantan confirmou que alguns dos frascos armazenavam 11 ou 12 doses, ao invés das 10 previstas. Isso aconteceu em 92,8% dos lotes envesados pelo instituto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Prefeitura de São Paulo reabre postos drive-thru para vacinação de profissionais da educação neste sábado

Covid-19: Manaus começa vacinação de pessoas de 18 a 29 anos com doenças preexistentes

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você