Butantan inicia testes com plasma convalescente para tratamento de covid-19 em Araraquara e Santos

Na semana passada, o Instituto anunciou a pesquisa do tratamento e começou uma campanha de doação de plasma

Por: Murilo Amaral Feijó | 01 abril - 19:04

O Instituto Butantan e as Prefeituras de Araraquara e Santos anunciaram que iniciarão um projeto de testes com plasma convalescente de pessoas que já tiveram covid-19 para o tratamento de pacientes com a doença.

O anúncio foi realizado no início desta semana pelo presidente do Butantan, Dimas Covas, e os prefeitos de Araraquara, Edinho Silva (PT), e Santos, Rogério Santos (PSDB). Pessoas imunossuprimidas, com comorbidades e/ou maiores de 60 anos com covid-19 podem receber o plasma.

De acordo com o Instituto, as prefeituras dos municípios procuraram o Butantan para o teste do tratamento.

Para o teste, o Butantan utilizará os hemocentros H.Hemo e Pró-Sangue, além dos centros da Unicamp e da USP de Ribeirão Preto para a coleta, estoque e distribuição dos plasmas.

Depois de 44 dias em lockdown, Araraquara não registra nenhuma morte por Covid em 24h

Na semana passada (26), o Instituto Butantan já havia anunciado o início dos estudos para esse tratamento e a campanha para a doação de plasma.

O plasma convalescente é a parte líquida retirada do sangue de pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus. Essa parte contém anticorpos que neutralizam o coronavírus (SARS-CoV-2). Assim, o plasma transfere ao paciente os anticorpos, fazendo com que o organismo monte sua resposta imune

LEIA MAIS NOTÍCIAS

460 servidores são diagnosticados com coronavírus no Palácio do Planalto

OMS diz que Brasil está em ‘situação crítica’ da pandemia

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você